SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA E ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA FLUMINENSE

Tatiane Pacheco de Mattos, Sandra Regina Sales

Resumo


O presente trabalho busca refletir sobre a violência a partir das percepções de jovens do Ensino Médio, do Colégio Estadual Paulo Freire (nome fictício) na Baixada Fluminense, RJ. O ponto de partida para essas reflexões foram as vulnerabilidades que alcançam a escola, em específico, o narcotráfico. No entanto, no caminho do processo investigativo ocorreram desdobramentos que levaram a pesquisa a observar a violência de dentro da escola, necessitando, assim, de uma discussão sobre violência interna, que se deu por meio das categorias: violência na escola, contra a escola e da escola. Antes disso, apresentamos o conceito de uma juventude plural para que possamos compreender as vozes que ecoam de dentro da escola. Metodologicamente, empreendeu-se pesquisa de métodos mistos, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental e também a pesquisa de campo mediante aplicação de questionários mistos. A pesquisa mostrou que, escola e violência são termos intimamente relacionados. Os jovens informantes apontam que a violência na e da escola revelam-se por agressões morais, enquanto que contra a escola é a patrimonial. Todavia, durante o percurso necessitamos construir outras duas categorias: alunos que não percebem a violência da escola e alunos que percebem. Esta última dando origem a duas novas subcategorias: alunos que justificam a violência cometida pela escola e alunos que não justificam. A pesquisa aponta também para a polissemia do termo violência, impossibilitando a elaboração de um conceito.


Palavras-chave


Violência. Juventude. Escola

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter