SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA E ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA FLUMINENSE
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre a violência a partir das percepções de jovens do Ensino Médio, do Colégio Estadual Paulo Freire (nome fictício) na Baixada Fluminense, RJ. O ponto de partida para essas reflexões foram as vulnerabilidades que alcançam a escola, em específico, o narcotráfico. No entanto, no caminho do processo investigativo ocorreram desdobramentos que levaram a pesquisa a observar a violência de dentro da escola, necessitando, assim, de uma discussão sobre violência interna, que se deu por meio das categorias: violência na escola, contra a escola e da escola. Antes disso, apresentamos o conceito de uma juventude plural para que possamos compreender as vozes que ecoam de dentro da escola. Metodologicamente, empreendeu-se pesquisa de métodos mistos, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental e também a pesquisa de campo mediante aplicação de questionários mistos. A pesquisa mostrou que, escola e violência são termos intimamente relacionados. Os jovens informantes apontam que a violência na e da escola revelam-se por agressões morais, enquanto que contra a escola é a patrimonial. Todavia, durante o percurso necessitamos construir outras duas categorias: alunos que não percebem a violência da escola e alunos que percebem. Esta última dando origem a duas novas subcategorias: alunos que justificam a violência cometida pela escola e alunos que não justificam. A pesquisa aponta também para a polissemia do termo violência, impossibilitando a elaboração de um conceito.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.