“PALMAS PARA MULHERES MIL” EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS E A PARTICIPAÇÃO DO IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2799

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Políticas Públicas

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com mulheres moradoras da Comunidade Quilombola, por intermédio da participação destas no Projeto de Extensão “Palmas para Mulheres Mil” realizados pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas-PR. Este foi embasado no “Programa Nacional Mulheres Mil”, com perspectiva de gênero, visando inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental e de campo exploratória.  Os dados foram coletados em documentos do MEC/SETEC/IFPR e a partir de entrevistas semi-estruturada com as mulheres, a Coordenação local, a Direção e docentes do Projeto, respectivamente. Os resultados demonstraram que o projeto proporcionou parcialmente a elevação de escolaridade e a autoestima das participantes - mulheres quilombolas.

Biografia do Autor

MARCIA BERALDO LAGOS, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Mestrado em Desenvolvimento Regional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (2014), Pós-Graduação, nível especialização em Dimensões Teóricas e Medotológicas em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é docente no IFPR - Campus Palmas . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente no ensino básico, técnico e tecnológico.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco

PhD em Educação. Doutorado e Mestrado em Educação. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico. Licenciada em Letras- Inglês. Docente da carreira do ensino superior, Nível Professor Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR, na Linha de Pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho. Nessas linhas, investiga temáticas relacionadas a: 1) Políticas Públicas Brasileiras : a) políticas de inclusão social, b) políticas de desenvolvimento, c) políticas de educação, d) políticas migratórias, e) políticas para mulheres, e, nestas os temas: educação do campo/Pedagogia da Alternância, educação quilombola, educação profissionalizante, educação e diversidade cultural/ interculturalidade na América Latina e Caribe, educação e movimentos sociais, migrações contemporâneas, ensino de língua portuguesa/língua adicional para migrantes, linguagem, educação e trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem e vice-líder do Grupo de Pesquisa - CEPAD - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). Membro do Serviço Pastoral dos Migrantes. Membro do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul - MESOMERCOSUL. Membro do Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

LAGOS, M. B., & Bernartt, M. de L. (2018). “PALMAS PARA MULHERES MIL” EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS E A PARTICIPAÇÃO DO IFPR. Revista De Ciências Humanas, 18(02), 27–49. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02 [31].2799