A Pedagogia Universitária E Suas Implicações Para Uma Prática Reflexiva

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Aldiciane Pazinato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1922

Palavras-chave:

Formação Continuada. Pedagogia Universitária. Prática reflexiva

Resumo

envolvidos no contexto do Ensino Superior (ES), como forma de melhorar a qualidade do ensino. Constata-se a formação precária ou, às vezes, a falta de formação dos professores que atuam em sala de aula. Neste contexto, propõe-se compreender o percurso de formação continuada de professores do ES, na proposta da pedagogia universitária. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, assim como, um estudo teórico-bibliográfico. Assim, valeu-se da estruturação de um referencial teórico e de uma revisão de literatura para compreender a formação continuada dos professores. Ainda, e muito especialmente, abordou-se os pressupostos da pedagogia universitária para esse processo e, a reflexão sobre a própria prática pedagógica e a formação de um professor reflexivo.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Aldiciane Pazinato, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo/RS. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Porta Faculdades de Passo Fundo/RS. Especialista em Pedagogia Gestora: Ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Porta Faculdades de Passo Fundo/RS. Graduada em Pedagogia, Habilitação: Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Atuo como professora dos Anos Iniciais no município de Passo Fundo, especificamente, na Sala de Recursos e, no Ensino Fundamental I do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo.

E-mail:aldicianepazinato@yahoo.com.br

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 51-76.

GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 129-150.

IMBÉRNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KRAHE, Elizabeth D. Sete décadas de tradição: ou a difícil mudança de racionalidade da pedagogia universitária nos currículos de formação de professores. In: FRANCO, Maria E. D. P.; KRAHE, Elizabeth D. (Orgs.). Pedagogia universitária e áreas de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 27-37

LAMPERT, Ernâni. Universidade, docência e globalização. Porto Alegre: Sulina, 1999.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 93-114.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 17-52

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1995. p.77-91.

VEIGA, Ilma P. A.; ARAÚJO, José C. S.; KAPUZINIAK, Célia. Docência: uma construção ético-profissional. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Fávero, A. A., & Pazinato, A. (2016). A Pedagogia Universitária E Suas Implicações Para Uma Prática Reflexiva. Revista De Ciências Humanas, 17(28), 127–140. https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1922