O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Adriana Claudia Martins Fighera, Eliane Aparecida Galvão dos Santos

Resumo


Neste texto discutimos o processo formativo do educador no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta reflexão é motivada a partir de estudos realizados no Grupo de Pesquisa: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior (GPFOPE), o qual realiza pesquisas articuladas à temática da constituição de ser um educador na Educação Básica e Superior. Para tratarmos da constituição do educador da EJA, considerando-se os conhecimentos inerentes para essa docência e à reflexão crítica que tangencia as exigências desse fazer, realizamos uma reflexão teórica sobre o tema. Tomamos como base os estudos, principalmente de Marcelo Garcia (1999), Freire (1996, 2005), Bakhtin (2010) e Gadotti e Romão (2001, 2007). O estudo permite-nos destacar a necessidade de investimentos em políticas públicas consistentes e continuadas de formação para essa modalidade de ensino a fim de que os educadores apropriem-se de conhecimentos que subsidiem o desenvolvimento das práticas pedagógicas condizentes com a amplitude e complexidade da EJA. Consideramos que a concretização dessa premissa poderá qualificar, significativamente, o processo formativo do educador da EJA.

 


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Formação do educador; Aprendizagem docente.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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