A EFICÁCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO HORA CIDADÃ DA UNIVERSIDADE DE GURUPI NO SEU 10º ANIVERSÁRIO

Authors

  • Sofia Mara Souza Universidade de Gurupi

Abstract

O Programa Hora Cidadã é um Projeto de Extensão da Universidade de Gurupi (UnirG), criado por professores da própria instituição com o intuito de promover um melhor contato da universidade com a sociedade em que está inserida. Esse projeto é transmitido em rádio, onde em cada encontro são abordados diversos temas de bastante valia para a toda sociedade. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo central avaliar a efetividade desse programa perante a sociedade. Ao completar 10 anos de sua existência, é importante dimensionar o impacto que esse programa possui para a sociedade na discussão dos temas propostos. Para realizar esse estudo, tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada em livros, artigos científicos e na legislação brasileira e exploração do material produzido pelo projeto. Nos resultados, foi possível verificar que o programa possui efetividade satisfatória. Entre os pontos positivos encontra-se uma ampla gama de redes sociais disponíveis para interação entre os indivíduos. Entretanto, foi possível verificar uma pequena participação da comunidade na rede social YouTube, o que impõe uma maior atenção a ampliação de comunicação nessa rede social.

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 17ª edição, revista e ampliada. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2016.

DEMO, Pedro. Participação é conquista. 6º ed. Editora: Cortez, 2013.

DI FELICE, Massimo; PEREIRA, Eliete; ROZA, Erick. Net-ativismo. Campinas: Papirus, 2017.

GABRIEL, M. Marketing na era digital. Conceitos, plataformas e estratégias. Novatec: São Paulo, 2017.

GRÜNE, Carmela. Participação cidadã na gestão pública: A experiência da escola de samba de Mangueira.1º ed. Editora: Saraiva Jur, 2012.

LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informação gerenciais. Tradução: Luciana do Amaral Teixeira. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.

MARTELETO, Regina M. Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 30, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010019652001000100009&lng=pt&nrm=isso. Acesso em: 02 out. 2021.

MENDES, Daniel Henrique Bini; CAVEDON, Fernanda de Salles. Ação popular ambiental e acesso à justiça. Revista de Direitos Difusos, nº 30. São Paulo: IBAP, 2015.

MENESES, María Piedad Rangel; CASTELLA SARRIERA, Jorge. Redes sociais na investigação psicossocial. Aletheia, Canoas, n. 21, jun. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141303942005000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 out. 2021.

NOLASCO, Lincoln. Evolução histórica da previdência social no Brasil e no mundo. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 98, mar 2012. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11335. Acesso em: 04 out. 2021.

PEREIRA, Jane Reis Gonçalves. Interpretação constitucional e direitos fundamentais: uma contribuição ao estudo das restrições aos direitos fundamentais na perspectiva da teoria dos princípios. Rio de Janeiro: Renovar, 2016.

PINTO, Dean Costa. Um estudo da Influência de Redes Sociais no desenvolvimento Estratégias de Marketing. 2012. Disponível em: http://www.espweb.uem.br/site/files/tcc/2010/Dean%20Costa%20Pinto%20-%20Um%20estudo%20da%20influencia%20das%20redes%20sociais%20no%20desenvolvimento%20de%20estrategias%20de%20marketing.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.

PISTORI, Débora Scardine da Silva; SOUZA, Fábio José de; PEREIRA, Naraiane Leni. O uso das redes sociais para fins pessoais no Ambiente de Trabalho: uma pesquisa de opinião. 2014. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2014/34/2014_34_10140.pdf. Acesso em: 04 out. 2021.

ROCHA, José Claudio. A participação popular na gestão pública do país. 2018. Disponível em: http://conselhos.social.mg.gov.br/conped/images/conferencias/participacaopopular.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.

SILVA, Francely Miranda da. A importância da educação na Formação de cidadãos. 2017. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-educacao-na-formacao-de-cidadaos/. Acesso em: 04 out. 2021.

SILVA, Sivaldo; BRAGATTO, Rachel; SAMPAIO, Rafael. Democracia digital, comunicação política e redes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016.

SPYER, J. Para entender a internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede. São Paulo: Não Zero, 2009.

VILLEY, Michel. O Direito e os Direitos Humanos. 2º ed. Editora: WMF Martins Fontes – POD, 2016.

Published

2024-05-05

How to Cite

Souza, S. M. (2024). A EFICÁCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO HORA CIDADÃ DA UNIVERSIDADE DE GURUPI NO SEU 10º ANIVERSÁRIO. Revista Educação, Direito E Sociedade, 6(6). Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/educacaodireitoesociedade/article/view/4126