O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.229-246

Palavras-chave:

inteligência artificial, formação docente, educação digital, inovação pedagógica, desafios educacionais.

Resumo

A inteligência artificial (IA), como um dos recursos das tecnologias digitais, tem emergido como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo uma mudança importante no cenário educacional. Nesse panorama, o objetivo deste estudo é discutir desafios e possibilidades enfrentados na formação de professores diante da integração da IA. O problema central da pesquisa é compreender de que maneira a incorporação da inteligência artificial pode ser alinhada com as competências emergentes necessárias aos professores, considerando a influência da cibercultura e os avanços das tecnologias digitais. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, apoiada por uma revisão bibliográfica que incorpora autores relevantes encontrados na literatura especializada. Os resultados do estudo destacam que a IA vem se consolidando como uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada em prol de avanços na educação. Através da IA, os professores podem personalizar o processo de aprendizagem, fornecer feedbacks mais precisos a estudantes e gestores e adaptar suas abordagens de ensino. No entanto, a implementação da IA enfrenta desafios como a resistência à mudança, a necessidade de aprimorar a formação docente, integrar a IA ao currículo e desenvolver políticas e programas de estímulo ao uso da IA nas escolas. As oportunidades incluem a maximização do potencial da IA e a promoção da inclusão digital. À medida que a IA se torna mais presente nas salas de aula, os docentes precisam adquirir novas competências para atuar na era digital para que sua formação atenda às necessidades da sociedade.

Biografia do Autor

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, URI

Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Possui graduação em PEDAGOGIA: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), graduação em PEDAGOGIA: SERIES INICIAIS pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), graduação em PEDAGOGIA:ORIENTAÇAO E SUPREVISAO pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Mestra em Educação pela UNOCHAPECÓ (2020). Doutoranda em Educação pela URI. Participante dos seguinte grupos de pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa: Ensino e formação de professores desde 2018; 2) GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância, desde 2019; e 3) Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade desde 2020.

Ana Paula Teixeira Porto, URI

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI. Realiza pesquisa na área de Letras, com ênfase nos Estudos Literários e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e ensino de literatura; narrativas de língua portuguesa contemporâneas; formação de professores e tecnologias, mídias e ensino. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento, além avaliadora de artigos para outras revistas científicas nas áreas de Letras e Educação. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC. E-mail: anapaulateixeiraporto@gmail.com anapaula@uri.edu.br

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Marcom, J. L. R., & Porto, A. P. T. (2023). O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE À FORMAÇÃO DOCENTE. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 229–246. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.229-246