DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E ARTESANIA EM TEMPOS DE INOVAÇÃO
Resumo
Este estudo decorre de uma pesquisa realizada com cerca de 150 professores vinculados a 9 universidades comunitárias gaúchas imersos em processo de inovação pedagógica nas suas instituições. Nesta pesquisa, buscamos compreender como professores universitários manifestam a sua artesania profissional e a partir disso, problematizar a docência universitária, compreendida como artesania, diante do imperativo da inovação na
contemporaneidade. Para isso, cartografamos a maneira como professores universitários, imersos em processos de inovação, escreviam e falavam acerca do seu fazer, buscando compreender os movimentos, as aprendizagens e os dilemas que perpassam o tornar-se, o formar-se e o ser docente universitário na contemporaneidade, mas principalmente, buscando identificar manifestações da artesania docente nestas falas e escritas. O aporte teórico se organizou em torno de três eixos: a compreensão do contexto do qual emerge a necessidade de repensar a universidade e, consequentemente, a docência; o imperativo da inovação na contemporaneidade; e, a habilidade artesanal. As reflexões produzidas a partir dessa pesquisa foram organizadas em torno de seis marcadores: o tornarse docente universitário na contemporaneidade; o desenvolvimento da habilidade artesanal; o compromisso com o fazer docente; a consciência material; a cooperação e o orgulho pelo próprio trabalho. No percurso de pesquisa, foi possível identificar, reconhecer e valorizar a maneira artesã como os professores participantes exerce seu ofício, apesar de todas as dificuldades apresentadas pelo contexto atual da educação, concebendo, assim, a docência universitária como um ofício artesanal, isto é, sem perder o desejo de um trabalho bem feito pelo simples fato de fazê-lo bem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.