AVALIANDO O RECURSO DIGITAL KAHOOT! A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA ATIVA

Carina Siqueira de Morais, Brena Carolaine de Castro Santos

Resumo


As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem contribuir para o processo de ensinoaprendizagem em Ciências, ajudando estudantes a se tornarem mais ativos e participativos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de licenciandos em Ciências da Natureza quanto a utilização do recurso tecnológico Kahoot! a partir da perspectiva da Aprendizagem Tecnológica Ativa para a abordagem do tema “água”, considerando o contexto da cidade de São Raimundo Nonato - PI. A pesquisa foi realizada com licenciandos do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara, devidamente matriculados em uma disciplina intitulada Tecnologias Digitais para o Ensino de Ciências. Para a análise dos dados foi utilizado o caminho metodológico proposto por Leite (2020), adaptada em 4 etapas: elaboração do quiz; apropriação do quiz; aplicação do questionário online; análise dos dados. Diante dos resultados obtidos ficou claro que a utilização de recursos tecnológicos, como o kahoot!, no Ensino de Ciências faz com que os estudantes se tornem mais engajados durante o processo de aprendizagem. Independentemente dos resultados satisfatórios obtidos, percebemos que o Kahoot! conta com algumas barreiras, principalmente quando pensamos no contexto das escolas públicas, como a necessidade de ter acesso à internet e equipamentos eletrônicos como celular e computador. Mesmo assim, os licenciandos em Ciências, enquanto futuros docentes, se sentiram motivados a utilizarem esse tipo de recurso, buscando inovar as aulas, como mais uma forma de contribuir para a prática docente e aprendizagem em Ciências.


Palavras-chave


TDIC. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Kahoot!. Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter