MOVIMENTO STEAM E O ENSINO MÉDIO À LUZ DA LITERATURA

Waleska Gonçalves de Lima, Cristiano Maciel, Ana Lara Casagrande

Resumo


Neste texto, investigamos a aproximação entre a reconfiguração do Ensino Médio, por meio dos princípios expressos na Lei n°13.415/2017, e o Movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), que pretende difundir estratégias de inovação e integração curricular. O estudo toma como base, para a Revisão Sistemática de Literatura, as produções publicadas no Scopus, Web of Science, Google Scholar, Periódicos Capes, Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD, no período de 2017 a 2022, por meio dos descritores em língua inglesa: "high school" and (STEM or STEAM) and "educational policy"; "high school" and (STEM OR STEAM). Adicionalmente, em língua portuguesa foram mobilizados os descritores: "ensino médio" and (STEM or STEAM) and “política educacional”; "ensino médio" and (STEM or STEAM). Os dados revelam que há pontos de contato entre os postulados do Novo Ensino Médio com a abordagem STEAM, nas políticas educacionais em curso, no conceito de integração curricular e nas ações de fomento em parceria com o terceiro setor. Compreendemos que as críticas direcionadas à reconfiguração da etapa final da Educação Básica, por meio da reforma e o cunho empresarial do gérmen do Movimento em questão, não anulem o fato de que há praticantes culturais para os quais é fundamental pensar estratégias didático-pedagógicas que superem a Pedagogia Tradicional, com a noção de transmissão, que não cabe mais.

Palavras-chave


Educação. Ensino Médio. Movimento STEAM.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter