AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CRONOTOPO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE TUTORES DE UM INSTITUTO FEDERAL

Bertha Carolina Neves Valente, Nádson Araújo dos Santos

Resumo


Este artigo define por objetivo analisar percepções de tutores do curso de especialização em Docência na Educação Profissional, em um Instituto Federal, acerca da avaliação da aprendizagem dos discentes no cronotopo do ensino remoto emergencial (ERE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso em que o corpus é constituído das respostas a um survey. Os resultados do estudo indicam que os tutores utilizaram diversos instrumentos avaliativos, tais como: fóruns, provas dissertativas e seminários. Os dados demonstram que eles perceberam desempenho aquém do esperado e não consideram ser possível realizar avaliação criteriosa dos discentes no ensino remoto emergencial.

Palavras-chave


Avaliação da Aprendizagem. Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tutoria. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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