SALA DE AULA HÍBRIDA MEDIADA TDIC: REVISÃO DE CONCEITOS E PERCEPÇÕES

José Matias dos Santos Filho, Anderson Teixeira Rolim

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições que o ensino remoto oferece ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Trata-se de pesquisa de revisão, com análise qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Para o levantamento e seleção dos documentos foi realizada uma pesquisa descritiva em quatro fontes de dados: Catálogo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Coleção de Periódicos Científicos do SciELO; Bot Indexador Google Acadêmico; Amazon Marketplace, tendo como temas: aula remota, ensino híbrido, aula a distância, tecnologias digitais. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados artigos e livros publicados com o tema que compuseram o corpus do estudo. Para análise dos dados, optou-se pela aplicação da análise dos resumos dos artigos e introdução das obras, da qual emergiu a categoria temática: “Sala de aula híbrida no contexto da educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), e suas relações e potencialidades para o ensino e a aprendizagem.


Palavras-chave


Tecnologias digitais. Sala de aula. Híbrido. Ensino remoto. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter