QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E OS MOLDES DO CREATIVE THINKING: O CASO BRASIL-FINLÂNDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.36-61

Palavras-chave:

creative thinking, qualidade da educação, políticas públicas.

Resumo

O estudo apresenta um debate sobre as métricas de qualidade da educação sob a ótica do estado social brasileiro e finlandês, a fim de entender os níveis insatisfatórios de aprendizagem no Brasil, observados nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Ao comparar esses resultados com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador nacional, busca-se identificar os fatores que influenciam tais resultados. O objetivo deste estudo foi analisar as métricas de qualidade da educação no Brasil e na Finlândia, investigando as limitações e possibilidades da adoção da perspectiva do creative thinking. A pesquisa é aplicada e qualitativa, de cunho descritivo-exploratório. Foi observado que o Brasil mantém desempenho aquém da média OCDE e distancia-se dos indicadores finlandeses. A falta de inserção do pensamento científico nos processos que mensuram a qualidade da Educação no Brasil por meio do creative thinking framework é um agravante.

Biografia do Autor

Anderson Gois Marques da Cunha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD) - Doutorado

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-gradução em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE).

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE).

Bacharel em Administração (FAFIRE).

Atuação profissional: Docente substituto de Administração da Faculdade de Ciências da Administração e Direito de Pernambuco - FCAP da Universidade de Pernambuco - UPE. 

José Luiz Alves, Universidade de Pernambuco (UPE) / Prof. Adjunto da UPE

Doutor em Geografia (UFPE). 

Mestre em Geografia (UFPE).

Bacharel em Ciências Econômicas (UFPE)

Milena Alves dos Santos de Almeida, Faculdade Alpha / Estudante de Pedagogia

Esudante de Pedagogia (8º Período)

Atuação profissional: Assistente de sala da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Grupo Gênese de Ensino (Colégio GGE).

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Cunha, A. G. M. da, Alves, J. L., & Almeida, M. A. dos S. de. (2023). QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E OS MOLDES DO CREATIVE THINKING: O CASO BRASIL-FINLÂNDIA. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 36–61. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.36-61