FORMAÇÃO DE CONCEITOS E DO PENSAMENTO TEÓRICO COMO OBJETO DO DESENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE DE ESTUDO

Nayla Marcatto da Costa, Roberta Kely Almeida Caparró Volpato, Armando Marino Filho

Resumo


No contexto do desenvolvimento humano nos deparamos com questões importantes referentes a formação dos conceitos e do pensamento teórico. Nesta discussão procuramos identificar no processo de desenvolvimento do pensamento, quais são as suas formas de generalizações e como elas transitam para novas formas de existência, transformando-se assim, em novos tipos de generalizações. Como aporte teórico, nos fundamentamos em Vigotsky (1995, 2000), Davidov (2020), Sforni (2004), Leontiev (2010), Ilyenkov (2007), dentre outros pensadores da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível analisarmos os conceitos trazidos pelos autores, assim como o movimento do desenvolvimento da atividade dos escolares. Na medida em que avançamos nos estudos podemos destacar as implicações do desenvolvimento do pensamento teórico para os estudantes. E com isso, fazer a crítica à atividade escolar que está sendo proposta pela Educação atualmente, na qual o ensino está pautado na transmissão e memorização dos conteúdos e que vai de encontro à proposta da Teoria Histórico-Cultural que estuda o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afim de desenvolverem o pensamento teórico e assim superar tais práticas docentes.


Palavras-chave


Atividade de estudo. Formação de conceitos. Pensamento teórico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter