FORMAÇÃO DE CONCEITOS E DO PENSAMENTO TEÓRICO COMO OBJETO DO DESENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE DE ESTUDO
Resumo
No contexto do desenvolvimento humano nos deparamos com questões importantes referentes a formação dos conceitos e do pensamento teórico. Nesta discussão procuramos identificar no processo de desenvolvimento do pensamento, quais são as suas formas de generalizações e como elas transitam para novas formas de existência, transformando-se assim, em novos tipos de generalizações. Como aporte teórico, nos fundamentamos em Vigotsky (1995, 2000), Davidov (2020), Sforni (2004), Leontiev (2010), Ilyenkov (2007), dentre outros pensadores da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível analisarmos os conceitos trazidos pelos autores, assim como o movimento do desenvolvimento da atividade dos escolares. Na medida em que avançamos nos estudos podemos destacar as implicações do desenvolvimento do pensamento teórico para os estudantes. E com isso, fazer a crítica à atividade escolar que está sendo proposta pela Educação atualmente, na qual o ensino está pautado na transmissão e memorização dos conteúdos e que vai de encontro à proposta da Teoria Histórico-Cultural que estuda o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afim de desenvolverem o pensamento teórico e assim superar tais práticas docentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.