EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: POLÍTICAS E PROCESSOS

Jair Antônio Zancan, Silvia Regina Canan

Resumo


Este estudo pertence ao âmbito da política e gestão pública, possui como objetivo central tratar sobre questões referentes a humanização das instituições de saúde no tratamento dos pacientes, para tanto, serão abordadas questões referentes a educação permanente em saúde, as políticas públicas e processos que englobam essa questão. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e qualitativo. Percebe-se que, ao longo dos anos, as políticas vem sendo ampliadas, visando concretizar os princípios do SUS no dia a dia dos serviços de saúde, buscando consolidar mudanças positivas nas maneiras de gerir e cuidar, fomentando a comunicação entre os gestores, trabalhadores e usuários, para que assim seja possível enfrentar as relações de poder e as práticas desumanizadoras, favorecendo a autonomia e a corresponsabilidade. O estudo aqui desenvolvido evidencia que ainda há um longo caminho a ser percorrido, porém, cada vez mais se fortalece a consciência sobre a relevância de atendimentos humanizados na área de saúde.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde. Políticas Públicas. Gestão Pública. Humanização das Instituições de Saúde.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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