A PERCEPÇÃO DE DOCENTES MÉDICOS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NOS CURSOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Jefferson Polachini Skzypek, Edite Maria Sudbrack

Resumo


O presente estudo teve como objetivo a elaboração, a identificação, o registro e a categorização de teses, dissertações e artigos científicos relacionados à percepção de docentes médicos sobre a implementação de metodologias ativas e a avaliação por competências nos Cursos de Medicina, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), mediante o uso dos termos: “diretrizes da medicina”, “metodologias ativas”, “formação médica”, “competências médicas”, “avaliação por competências”, “DCN medicina” e “ensino médico”, em diferentes combinações. Foram incluídos artigos, dissertações e teses publicados entre 2014 e 2020, em português e espanhol. A maior parte das publicações apresentou a preocupação com a inserção das metodologias ativas e da avaliação por competências para a adequação dos currículos médicos frente às DCNs de 2014. Com base na literatura encontrada, os docentes relatam a importância da observação de modelos educacionais similares, de forma a facilitar a implementação das metodologias ativas na formação médica. Essa forma de ensino, somada à avaliação por competências, gera alunos mais questionadores, críticos e reflexivos. Contudo, os professores sofrem com a sobrecarga de trabalho, com a alta carga horária e com a grande demanda de trabalho extraclasse. Logo, percebe-se a necessidade de produções científicas que explorem e orientem resoluções para essas fragilidades encontradas, de forma a permitir e estimular a formação de médicos capazes de atuar com maior autonomia, humanização e integração no trabalho em equipe.


Palavras-chave


Formação médica. Competências médicas. Aprendizagem Baseada em Problemas.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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