RESGATE DA TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA URI: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EMBASADORES / INSITUTIONAL ASSESSMENT AT URI - AN ANALISYS OF FOUNDATION DOCUMENTS

Eliane Maria Balcevicz Grotto, Nilce Fátima Scheffer

Resumo


O projeto objetivou resgatar a experiência e a trajetória realizadas com Avaliação Institucional e/ou autoavaliação na URI. Este vem sendo realizado há dois anos nos três campi maiores, coordenado por pesquisadores membros da CPA em cada uma das unidades, sendo financiado pelo Programa PIIC-URI. A pesquisa realizada configura-se como bibliográfica e qualitativa, sendo que a coleta de dados está efetivando-se por meio de instrumento específico. No primeiro ano de pesquisa, trabalhou-se na revisão teórica, buscando as definições e concepções de Avaliação Institucional, quando se construiu um Instrumento de Coleta de Dados. No segundo ano de pesquisa, foram realizadas a coleta, organização e
análise de dados correspondentes ao período de 1992 até 2006; em paralelo a este trabalho, produziu-se um artigo encaminhado para publicação. O estudo até o momento acena para a consolidação e importância do trabalho da avaliação realizado pela CPA - Comissão Própria de Avaliação que, a partir da unificação dos sistemas avaliativos de todas as unidades da URI, faculta o auto-conhecimento institucional. Mediante os resultados é possível verificar que os processos de avaliação e autoavaliação institucional fornecem subsídios para orientação de práticas educativas presentes e futuras, práticas de gerenciamento e fonte inesgotável para a pesquisa.

Palavras-chave


Avaliação Institucional. Reflexão. Autoavaliação.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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