JOGOS COOPERATIVOS E PROCESSOS EDUCATIVOS / COOPERATIVE EDUCATIONAL GAMES AND PROCEDURES

Vera L. R. Moraes, Rosane Kreusburg Molina

Resumo


Frente a tantas transformações nas práticas pedagógicas cotidianas, e, em especial, às praticas esportivas, tem-se inúmeras metodologias a disposição dos educadores. No entanto, é mister escolher a melhor forma de desenvolver valores sociais menos
individualistas, excludentes e preconceituosos, e que valorizem a essência do ser humano, e sua capacidade de criar, modificar, respeitar e colaborar. Como instrumentos pedagógicos que
podem contribuir com as experiências de socialização, tão importantes nos âmbitos escolares, jogos e brincadeiras são meios de integração entre as pessoas e, em forma de expressão lúdica, reproduzem as relações sócio-culturais específicas de cada comunidade. Diante desta premissa, apresenta-se, neste estudo, os Jogos Cooperativos, como uma prática que pode contribuir com o enfrentamento aos atuais desafios. Desenvolvendo um espírito solidário e coletivo, no cotidiano das relações grupais, os Jogos Cooperativos promovem um ambiente comunicativo, criativo e farto de colaboração e valorização dos sujeitos que dele participam.

Palavras-chave


Jogos Cooperativos, Educação, Solidariedade, Socialização.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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