DESAFIOS DE PROFESSORES DO SEXO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS

Glauber César Cruz Custódio, Jairo Antonio da Paixão

Resumo


Pode se perceber, nos últimos anos, o aumento gradativo da presença de professores do sexo masculino na educação infantil, etapa esta que constitui a primeira fase da educação básica brasileira. Dessa forma, este estudo buscou apresentar e analisar as produções acadêmicas a respeito da docência de professores homens na educação infantil.  Trata-se de um trabalho de revisão sistemática do tipo estado da arte, em três bancos de dados: Banco de Dissertações e Teses da CAPES; Trabalhos das reuniões da ANPEd; periódicos específicos em Educação com Qualis A1. Abarcou-se pesquisas desenvolvidos entre 2010 e 2018. Pode se perceber a escassez de trabalhos na temática da docência masculina na educação infantil. Os resultados mostram que os professores homens da educação infantil enfrentam diversos desafios, como o olhar de desconfianças pelos colegas da escola e da sociedade, olhar de estranhamento na escola, vigilância exacerbada limitações impostas no trabalho, entre outros desafios.  Diante desse cenário, pode se dizer que tais apontamentos são muito importantes para que se tenha a conscientização de que não existe espaço preestabelecido para homem ou mulher e que ambos são capazes.


Palavras-chave


Professores homens; Docência; Educação Infantil

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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