O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Á LUZ DA TEORIA COGNITIVA

Flávia Nobre Pereira, Juliane Amorim, Sirley Leite Freitas

Resumo


O presente artigo surge como resultado de uma pesquisa que tem como foco analisar teorias da psicologia da aprendizagem apontando suas contribuições para a educação e seu auxílio no processo de construção do conhecimento do educando. Para tanto decidimos abordar o desenvolvimento da aprendizagem, baseado na teoria cognitiva. Assim este estudo tem por objetivo evidenciar conceitos e ideologias do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos segundo o pensamento de Jean Piaget. Sua teoria do desenvolvimento cognitiva é uma teoria de etapas, que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas perceptíveis. Precisamos nos adaptar ao meio físico e as organizações do ambiente, sempre buscando um equilíbrio. A relação num desenvolvimento sintético mutua e progressivo e acompanhado de 04 processos: esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio. Estes que necessitam do tempo para desenvolverem de forma plena sem prejuízo, pois se torna uma sequência que necessita dos processos anteriores para o sucesso no período.


Palavras-chave


Cognitivismo. Desenvolvimento. Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter