O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Á LUZ DA TEORIA COGNITIVA

Flávia Nobre Pereira, Juliane Amorim, Sirley Leite Freitas

Resumo


O presente artigo surge como resultado de uma pesquisa que tem como foco analisar teorias da psicologia da aprendizagem apontando suas contribuições para a educação e seu auxílio no processo de construção do conhecimento do educando. Para tanto decidimos abordar o desenvolvimento da aprendizagem, baseado na teoria cognitiva. Assim este estudo tem por objetivo evidenciar conceitos e ideologias do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos segundo o pensamento de Jean Piaget. Sua teoria do desenvolvimento cognitiva é uma teoria de etapas, que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas perceptíveis. Precisamos nos adaptar ao meio físico e as organizações do ambiente, sempre buscando um equilíbrio. A relação num desenvolvimento sintético mutua e progressivo e acompanhado de 04 processos: esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio. Estes que necessitam do tempo para desenvolverem de forma plena sem prejuízo, pois se torna uma sequência que necessita dos processos anteriores para o sucesso no período.


Palavras-chave


Cognitivismo. Desenvolvimento. Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter