O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Á LUZ DA TEORIA COGNITIVA
Resumo
O presente artigo surge como resultado de uma pesquisa que tem como foco analisar teorias da psicologia da aprendizagem apontando suas contribuições para a educação e seu auxílio no processo de construção do conhecimento do educando. Para tanto decidimos abordar o desenvolvimento da aprendizagem, baseado na teoria cognitiva. Assim este estudo tem por objetivo evidenciar conceitos e ideologias do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos segundo o pensamento de Jean Piaget. Sua teoria do desenvolvimento cognitiva é uma teoria de etapas, que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas perceptíveis. Precisamos nos adaptar ao meio físico e as organizações do ambiente, sempre buscando um equilíbrio. A relação num desenvolvimento sintético mutua e progressivo e acompanhado de 04 processos: esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio. Estes que necessitam do tempo para desenvolverem de forma plena sem prejuízo, pois se torna uma sequência que necessita dos processos anteriores para o sucesso no período.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.