A SOCIALIZAÇÃO JUVENIL NO ESPAÇO ESCOLAR

Ivanesa Angelina Oliveira, Joana Elisa Röwer

Resumo


A temática deste trabalho se refere a juventude e a socialização no espaço escolar. O objetivo do nosso trabalho é verificar em que medida as relações dos jovens no espaço escolar interferem nas significações sobre a escola e como o recreio aparece como um tempo de convivência da diversão e diversidade. O campo de pesquisa foi uma escola pública de ensino médio integral no município de Acarape/CE. A pesquisa de caráter qualitativo fez uso como instrumento de coleta de dados da observação e da entrevista de grupo. O referencial teórico embasa-se principalmente em Juarez Dayrell cujas pesquisas têm como temática central a juventude escolarizada e periférica. De forma geral, os resultados indicam que os jovens consideram a escola como um lugar de acolhimento, de conhecimento e de socialização. E que o tempo do intervalo é vivenciado de forma diversificada entre os estudantes entre a convivência com os amigos, a apatia e o isolamento. Contudo, pontua-se a necessidade da escola repensar o tempo do intervalo em termos de estrutura e organização, possibilitando interações dinâmicas.


Palavras-chave


Juventudes; Socialização; Escola.

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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