CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O ATUAL ENSINO DE CIÊNCIA NO PLANO CURRICULAR

Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo


A intenção deste artigo é introduzir reflexões epistemológicas do/no meio escolar para desvendar o processo sobre programas de ensino, aprendizagem, conteúdo escolar, educadores e alunos, mas principalmente sobre a qualidade do ensino de ciência. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação através da observação ativa das práticas metodológicas atuais no ensino de ciência, inspirada nas idéias de Chalmers (1993), pelas significativas alternativas de solução que oferece aos problemas educacionais e que podem gerar novas ações curriculares.
A partir da dialogicidade com alguns educadores e análise do contexto educativo com relação ao ensino de ciências, o estudo aponta elementos para reflexão e redimensionamento da prática pedagógica numa compreensão sólida da natureza da ciência que se deseja ensinar, ainda que num contexto tradicional. No essencial, urge preparar-se para enfrentar a complexidade do universo de informações em sala de aula.

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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