PROCESSO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA CONSTRUÇÃO DO MUNDO VIRTUAL
Resumo
A investigação se insere no contexto do Grupo de Pesquisa: Educação Digital – GP e-du UNISINOS/CNPq e se refere a Dissertação “Mundos Virtuais na Formação do Educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria”. A dissertação apresenta uma proposta de formação do educador, utilizando a construção de um mundo virtual em 3D, no software Eduverse (versão educacional do Active World). Este artigo aborda as temáticas: processo de construção do mundo virtual; aprendizagens dos educadores em formação; telepresença
via avatar e processo de interação na construção da Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais, apoiada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS. A metodologia de pesquisa consiste em Estudo de Caso, estruturado nas Atividades Complementares - ofertas que compõem o currículo dos cursos de licenciatura e Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. As evidências mostram que o processo de construção num mundo virtual amplia a autonomia e desenvolve a autoria. As aprendizagens dos educadores em formação possibilitaram a familiarização com as Tecnologias Digitais (TDs) e a identificação
da importância nas práticas pedagógicas. A telepresença, via avatar, no mundo virtual contribuiu para efetivar os processos de interação e de presencialidade virtual, ponto crítico na Educação a Distância.
via avatar e processo de interação na construção da Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais, apoiada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS. A metodologia de pesquisa consiste em Estudo de Caso, estruturado nas Atividades Complementares - ofertas que compõem o currículo dos cursos de licenciatura e Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. As evidências mostram que o processo de construção num mundo virtual amplia a autonomia e desenvolve a autoria. As aprendizagens dos educadores em formação possibilitaram a familiarização com as Tecnologias Digitais (TDs) e a identificação
da importância nas práticas pedagógicas. A telepresença, via avatar, no mundo virtual contribuiu para efetivar os processos de interação e de presencialidade virtual, ponto crítico na Educação a Distância.