ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria de Lourdes Prolo Mazzonetto, Antônio Carlos Moreira

Resumo


Ao entrar na escola, o aluno já tem um saber geográfico. Ele permanentemente constrói um saber sobre o espaço organizado, e
essa construção está vinculada ao papel que ele desempenha nas relações sociais de produção. A Geografia tem como objetivo o estudo do espaço construído e reconstruído pelos homens, sua organização social, as condições naturais do mesmo, e o entendimento deste espaço deve ser trabalhado desde a pré-escola. Com o objetivo de estudar, compreender e analisar a construção da noção do espaço nas séries iniciais, apresenta-se um referencial teórico que busca identificar a importância da alfabetização geográfica. A Geografia deve trabalhar o espaço a partir de representações concretas, partindo da realidade do aluno, já que ele aprende melhor aquilo que tem significado para ele.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter