EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: COMO ENSINAR GEOGRAFIA NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA – RS

Tiara Rubia Enge, Luciane Gressana, Carlos Antônio da Silva

Resumo


Este trabalho busca resgatar a cultura Kaingang nos aspectos da compreensão e vivência do espaço indígena de acordo com a tradição cultural dos Kaingangs e confrontar essa compreensão
do espaço com os ensinamentos geográficos ministrados pelos
professores de Geografia na reserva indígena do Ligerio, Charrua RS. Essa pesquisa, de cunho introdutório, visa destacar a importância de valorizar o contexto indígena no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Compreendendo o ensino de Geografia não apenas como uma disciplina do ensino formal, mas como a construção de um conhecimento mediador entre aluno e professor e suas diferentes histórias de vida, vivências e culturas. Destacando a valorização darelação entre aluno e professor como uma mediação de construção da compreensão de diferentes realidades, às vezes contrastantes, mas que ncentivam a troca de informações e o estímulo ao intercâmbio cultural.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter