EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: COMO ENSINAR GEOGRAFIA NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA – RS

Tiara Rubia Enge, Luciane Gressana, Carlos Antônio da Silva

Resumo


Este trabalho busca resgatar a cultura Kaingang nos aspectos da compreensão e vivência do espaço indígena de acordo com a tradição cultural dos Kaingangs e confrontar essa compreensão
do espaço com os ensinamentos geográficos ministrados pelos
professores de Geografia na reserva indígena do Ligerio, Charrua RS. Essa pesquisa, de cunho introdutório, visa destacar a importância de valorizar o contexto indígena no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Compreendendo o ensino de Geografia não apenas como uma disciplina do ensino formal, mas como a construção de um conhecimento mediador entre aluno e professor e suas diferentes histórias de vida, vivências e culturas. Destacando a valorização darelação entre aluno e professor como uma mediação de construção da compreensão de diferentes realidades, às vezes contrastantes, mas que ncentivam a troca de informações e o estímulo ao intercâmbio cultural.

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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