EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: UMA EXPERIÊNCIA MERCADOLÓGICA

Idanir Ecco

Resumo


Aintenção em problematizar a educação no contexto do neoliberalismo consiste em averiguar e compreender a realidade educacional relacionada ao modelo de sociedade vigente. Além da educação, sociedade e práticas docentes, são tematizados os contextos em que se processam  o ensinar e o aprender. O presente estudo atesta, também, que está em curso um processo de mercantilização da educação, impactando os contextos, os espaços da educação institucionalizada. Aponta e justifica que tomar o ser humano como centralidade, como parâmetro da educação consiste na possibilidade viabilizadora para reverter/superar a experiência mercadológica educacional. Finaliza enfatizando que o desafio da educação consiste em contribuir na edificaçãode um mundo mais solidário, cooperativo, bem como em ajudar a nascer um novo humanismo.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter