ALFABETIZAÇÃO - LEITURA DO MUNDO, LEITURA DA PALAVRA - E LETRAMENTO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Mariléia Gollo de Moraes

Resumo


Neste artigo, resgato em Freire, os pontos fundantes de uma
prática alfabetizadora de adultos e trago presente alguns conceitos de
letramento com a finalidade de discutir as aproximações entre a concepção freireana de alfabetização - leitura de mundo e leitura da palavra - e as diferentes concepções de letramento. Talvez, se tenha criado um novo termo para designar o que Freire já antecipava há quatro décadas. Por fim, anuncio alguns elementos da atualidade do legado de Freire.



Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter