REVELANDO OS FORMADORES DE PROFESSORES DA URI/SANTIAGO

Nara Rúbia Santos Melo

Resumo


Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores. Constitui-se em um recorte de idéias que resulta da Dissertação de Mestrado Intitulada: Professor Formador de
Professores, no paradoxo de reinventar a si mesmo enquanto pessoa e profissional – um estudo de caso na URI/Santiago. O contexto  é a Universidade Regional do alto Uruguai do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santiago, tendo como sujeitos professores de licenciatura, e por objetivos: (1) apreender elementos da trajetória de formação dos professores de licenciatura, demarcando aspectos singulares da trajetória docente no ensino superior, detectando elementos do processo construtivo de ser professor (2) estabelecer um perfil institucional/profissional, apreendendo a singularidade da realidade, com vistas  à estruturação de olhares capazes de colaborar com uma leitura do grupo institucional, despertando no professor a vontade de refletir
sobre si mesmo pessoal e profissional. Participaram 36 professores
respondendo ao questionário fechado de cunho objetivo, envolvendoprocedimentos de análise quanti-qualitativa. Com os dados obtidos constrói-se uma primeira compreensão sobre o processo identitário do grupo. O processo identitário dos professores da URI-Santiago, faz parte de uma história que vem sendo construída através da história da própria instituição.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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