RELAÇÃO DE PERTENÇA ENTRE ÉTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO CONTEMPORÂNEO DA ÉTICA ARISTOTÉLICA DAS VIRTUDES

Denis Silveira

Resumo


Este artigo tem como finalidade essencial interpretar a relação
de pertença entre a ética e a educação hodienarmente. Após uma pequena reconstrução dos paradigmas éticos e suas respectivas concepções educativas, iremos investigar as características fundamentais da ética aristotélica das virtudes e ressaltar de que maneira este modelo de pensamento pode nos servir de referência atualmente. A análise ressaltará o significado contemporâneo da ética das virtudes, seu modelo de fundamentação particularista-universalista e seus conceitos de cidadania e educação cívica. Conclui-se com algumas considerações a respeito da validade do pensamento aristotélico para a educação, a partir da identificação de uma relação de pertença inalienável entre o processo
educativo e o referencial ético.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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