PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS: O EDUCADOR ENQUANTO MEDIADOR DA RELAÇÃO TV X ESCOLA

Rejane de Oliveira

Resumo


Nesta pesquisa, objetivamos desenvolver uma prática educativa no sentido de investigar a inserção da televisão no cotidiano escolar e a necessidade de uma redefinição do papel do professor, possibilitando que este estabeleça uma interação com os meios de comunicação e uma atuação enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem, potencializando, com isso, a formação de
um aluno mais crítico em relação ao veículo televisivo. Tendo em vista o caráter dialógico de nosso estudo, optamos pela utilização de uma abordagem qualitativa de investigação. Por suas características metodológicas este trabalho inscreve-se como
dialético, visto que existe a preocupação constante de analisar a problemática em questão sempre dentro de um contexto histórico e social, apontando as contradições e realizando uma revisão dos
parâmetros já estabelecidos. Dessa forma, esta pesquisa visa criar possibilidades para novos olhares e novos diálogos nos estudos da temática abordada. É de acordo com essa perspectiva, de inacabamento dinâmico, que delineamos nosso estudo, apontando a televisão como um desafio para a escola, uma possibilidade
de interação entre educador e educandos e um instrumento mediador do ensino-aprendizado.


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Direitos autorais




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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