O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO FILOSÓFICO

Cleci Luisa Lovera, Arnaldo Nogaro

Resumo


O texto aqui apresentado é o resultado de um esforço para refletir e localizar o diálogo como princípio, ou como um dos elementos fundantes do filosofar; mais especificamente  do “fazer” filosofia com crianças, do desenvolvimento de uma educação para o pensar. Inicialmente tematizamos a filosofia enquanto conhecimento e espaço onde se problematizam as vivências e experiências humanas. Passamos a abordar também o jeito socrático de fazer filosofia como forma de demonstrar o que se quer de uma atitude filosófica. Encerramos a reflexão situando o diálogo e a comunidade de investigação como lócus privilegiado do exercício democrático da fala e da expressão do pensamento de cada criança e jovem que se
propõe o exercício filosófico.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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