FORMAÇÃO INICIAL: COMPETÊNCIAS E METODOLOGIAS PARA UTILIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS NTICS NO ENSINO
Resumo
Pressupondo a necessidade justificada da utilização das novas tecnologias no ensino, de uma forma integrada e pedagogicamente adequada, coloca-se a questão da preparação de professores.
A este propósito, reflete-se sobre noções de como se constrói o conhecimento tecnológico e repensa-se a questão da determinação de atitudes e competências dos professores, tendo em conta perspectivas sobre a aprendizagem. Com base em artigos e projetos de trabalhos realizados no âmbito de algumas instituições educativas nacionais e internacionais, são dadas algumas sugestões no sentido de definir competências a desenvolver e de metodologias a implementar na
formação de professores, na área das TIC.
A este propósito, reflete-se sobre noções de como se constrói o conhecimento tecnológico e repensa-se a questão da determinação de atitudes e competências dos professores, tendo em conta perspectivas sobre a aprendizagem. Com base em artigos e projetos de trabalhos realizados no âmbito de algumas instituições educativas nacionais e internacionais, são dadas algumas sugestões no sentido de definir competências a desenvolver e de metodologias a implementar na
formação de professores, na área das TIC.