FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA

Luciane Magalhães Corte Real, Silvia Regina Canan

Resumo


O presente artigo tem por objetivo promover uma discussão sobre o trabalho de filosofia com crianças na escola e a relação deste com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os fundamentos teóricos do texto transitam entre os estudos de Matthew Lipman e Jean Piaget, a partir dos quais outros autores são visitados. A proposição contida neste artigo é de que a filosofia deve fazer parte do cotidiano da escola desde a educação infantil, pois, através do seu trabalho, poderá proporcionar espaços para o desenvolvimento de pesquisas, leituras,
discussões de pontos de vista os quais são pressupostos da formação do sujeito autônomo.

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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