ORTEGA Y GASSET: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO NA ATUALIDADE

Rômulo José Oliveira, Cláudio Marcondes de Castro Filho

Resumo


Este artigo apresenta as principais contribuições de José Ortega Y Gasset para o processo de ensino na atualidade. Fortemente influenciado pela filosofia neokantiana, o interesse aqui se volta ao filósofo enquanto pedagogo. Gasset, no transcorrer das fases que caracterizam seu percurso intelectual (Idealista, Vitalista e Maturidade), concebe o ato de estudar como sendo contrário à natureza humana, uma vez que a busca pelo saber deve ser originada da necessidade, não do desejo e, com isso, distingue o ensino da ciência (destinado ao estudante comum) da produção de pesquisa (destinada ao pesquisador). Diante dessa proposta, em sintonia com os problemas presentes, o presente artigo pretende repensar todo o processo de ensino à luz de uma proposta que considera a realidade histórico-geográfica como ponto de partida para uma necessária melhoria educacional.

Palavras-chave


Educação; Ensino; Ortega y Gasset

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Direitos autorais 2016 Revista de Ciências Humanas




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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