Como é tratada a questão da autonomia na escola?

Silvia Regina Canan

Resumo


A construção deste trabalho de pesquisa teve como propósito compreender a relação existente entre a postura metodológica e epistemológica do professor e a construção da autonomia dos alunos. Para atendermos a esse objetivo, buscamos apoio teórico na Epistemologia Genética de Jean Piaget nas obras de Paulo Freire, especialmente no que se refere ao processo de tomada de consciência e de conscientização. Com Piaget compreendemos que a moral não é inata nos seres humanos nem imposta simplesmente pelo meio social; é, ao contrário, resultado de um longo processo de construção. Com Freire, aprendemos que o processo de conscientização pelo qual che­gamos à consciência crítica, pode significar o ponto de partida de uma prática pedagógica comprometida com a construção de um aluno mais autônomo.


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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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