A refundamentação da educação popular à luz de uma nova racionalidade proposta por Freire e Habermas

Jaime José Zitkoski

Resumo


O texto aborda a temática da Educação Popular em seu desa­fio de refundamentar suas práticas sociais em um contexto histórico a partir do qual se alteram rapidamente as correla­ções de forças políticas, as estruturas de poder econômico e as realidades socioculturais. A discussão central gira em tor­no dos caminhos alternativos que poderemos construir no fu­turo próximo se levarmos a sério as demandas dos novos movimentos sociais e a emergência das diferentes formas de organizar a sociedade civil. O pano de fundo dessa reflexão tem como aporte teórico uma síntese das propostas de Freire e Habermas enquanto caminho para reconstruir o projeto emancipatório de sociedade à luz da reconstrução da cultura, da racionalidade humana e da reinvenção do poder político.


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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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