A escola na era da globalização: uma questão a ser discutida...

Heloisa Appel Mazo

Resumo


O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre as mudanças sociais que vêm ocorrendo na sociedade face a nova realidade do mundo globalizado e suas implicações na escola.

Na estrutura do novo mundo, o ser humano é visto como uma mercadoria sem identidade, sendo valorizado somente pela sua capacidade de comprar e vender. A convivência diária com uma mídia que impõe o valor do ter sobre o ser, tem contribuído para que se tenha indivíduos basicamente sem identidade, releguem ou reprimam até mesmo suas caracte­rísticas de ser social em detrimento das necessidades impos­tas por uma mídia que "dita" elementos imprescindíveis para que o indivíduo consiga atingir a tão sonhada felicidade.

Envolvido e sufocado por essa gigantesca estrutura, inúme­ros segmentos da sociedade percebem a urgência de rever a situação vigente. Para isso, lançam olhares para a escola, esperando desta instituição, contribuições que auxiliam jovens e crianças a conhecerem realmente o lugar que ocupam nes­te universo globalizado, consciência esta que lhe possibilitará ver-se como indivíduo do mundo e ser individuado. Para tanto, a escola é chamada a rever suas práticas, seus valores, pois somente assim irá ao encontro dos desejos demandados pela sociedade.


Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter