FILOSOFIA E MÍDIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MONOPÓLIO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL E A PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Ricardo Cocco

Resumo


Os Meios de Comunicação Social (rádio e TV) são concessões públicas e devem cumprir sua função social de informar e educar, além de promover a cultura, a ética e uma sociedade mais justa. O principal problema da comunicação Social no Brasil,
que é histórico, e que impede que esses meios cumpram de forma efi ciente seu papel, é a concentração dos meios de comunicação nas mãos de uma minoria (oligopólio dos meios e monopólio do discurso). No sentido contrário surgem os Meios de Comunicação Comunitários, resultantes da luta social pela democratização da comunicação e comprometidos com a melhoria das condições de vida e do desenvolvimento da cidadania na comunidade em que estão inseridos. O texto discute as defi ciências do modelo de Comunicação Social no Brasil, a possibilidade da construção de uma Comunicação Alternativa, Popular e Comunitária e o caso da Rádio Comunitária de Frederico Westphalen/RS.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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