A TRAJETÓRIA DOS ESTUDOS SOBRE “REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA”

Maria de Lourdes Bernartt, Giovanna Peza

Resumo


Este artigo objetiva apresentar a trajetória de uma pesquisa desenvolvida por professores e alunos componentes de um grupo de pesquisa da UTFPR campus Pato Branco. A pesquisa denominada “Referenciais Teóricos e Metodológicos da Educação
do Campo: a Pedagogia da Alternância” iniciou-se em 2006, e está na sua terceira fase de execução. Na sua primeira fase, a pesquisa de caráter exploratório limitou-se a levantar e a analisar a produção acadêmica brasileira sobre Pedagogia da Alternância de 1969 a 2006, de acordo com objetivos específi cos estabelecidos. Na sua segunda fase, constituiu-se em fase de campo, com visitas às 16 CFR´s da região sudoeste do Paraná, além de dar continuidade ao levantamento da produção acadêmica sobre a temática. Na terceira fase, os pesquisadores propõem a ampliação do universo de investigação, mediante a pesquisa participante com estágios de vivência nas CFR´s do Sul do Brasil.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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