"revistach"

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Ciências Humanas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1- Sobre a publicação

Revista de Ciências Humanas, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Câmpus de Frederico Westphalen, tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área de ciências humanas com o foco na educação superior, com pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.  

A submissão de um artigo à revista implica que no quesito originalidade e induz os editores a acreditarem que não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação, como requer o código de ética e de boas praticas, publicado neste site.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados pares, especialista no eixo temático problematizado na produção encaminhada e convidado pelos editores. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores.

Aos editores, reserva-se o direito de realizar alterações nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando-se o estilo do autor e o conteúdo original.

É imprescindível, segundo a nossa política editorial, confirmarmos se o trabalho é original e inédito, e se não está sendo avaliado para publicação por outra revista para que possamos dar encaminhamento ao processo de avaliação. Portanto, a declaração de originalidade (modelo abaixo) deve ser enviada como documento suplementar no momento da submissão do trabalho.

Modelo de declaração de originalidade exigida

Seções

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.
  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.
  • Pesquisas: Foco em trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.

A produção deverá ser encaminhada no template próprio da revista que poderá ser encontrado no seguinte link:

1.1 Cadastro de Autor

O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela RCH, conforme indicado no manual passo-a-passo na barra horizontal na página principal.


2 -  Apresentação de originais

Os originais devem ser submetidos via sistema online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

Revista de Ciências Humanas aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc).

É OBRIGATÓRIO USO DE TEMPLATE.

Template para artigo

Template para resenha

3- Formato do texto

O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 3 páginas e no máximo 29 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.


4- Título

O título do trabalho deve refletir o seu conteúdo e estar na língua original, acompanhado de sua tradução em inglês e espanhol. Deve ser redigido em fonte Times New Roman, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.


5- Resumo

Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês e espanhol. Deve ser escrito em fonte Times New Roman, 10pts, justificado, espaçamento simples. No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo.


6- Palavras-chave

Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, e sua tradução para o inglês e espanhol, representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto.


7 - Citações

As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.


8 - Notas

As notas devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

A menção a documentos ou obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.


9 - Ilustrações

Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos  devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).

Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

A nomenclatura para este tipo de material deve ser: FIGURA em maiúscula  com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. 

As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE. [ Exemplo: Tabela 1. Estimativa de cursos superiores].

Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. - A estrutura da escola.


10 - Registro no ORCID (obrigatório)

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista de Ciências Humanas tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).


11 - Instruções para elaboração de referências

Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002.

Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. O subtítulo não deve ser destacado. (NBR-6023:2002)

 
Exemplos de Referências Bibliográficas

  • Livro

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 242 p. (Educação contemporânea). ISBN 8585701455.

-->Citação no texto: Saviani (1994) ou no final da citação (SAVIANI, 1994).

  • Capítulo de livro

LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, Helena Maria Martins; ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999. 318 p. ISBN 853520489X. 

-->Citação no texto: Lemos (1999) ou no final do texto (LEMOS, 1999).

  •  Artigo de periódico

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008

-->Citação no texto: Targino (2000) ou no final do texto (TARGINO, 2000).

  •  Teses e dissertações

CARRARA, Katia. Redimensionamento do behaviorismo radical pós-skinneriano a partir da análise do percurso histórico da crítica ao pensamento behaviorista: implicações preliminares na área educacional. 1996. 2 v. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.

-->Citação no texto: Carrara (1996) ou no final do texto (CARRARA, 1996).

  •  Documento de arquivo

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.
-->Citação no texto: Aranha (15 jan. 1935) ou no final do texto (ARANHA, 15 jan. 1935).

  •  Entidade Coletiva

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.

--> Citação no texto: OIT (1997) ou no final do texto (OIT, 1997).

  •  Evento

GARCIA, Maria de Oliveira. Formación, actividades y perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais do... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292.

--> Citação no texto: Garcia (1968) ou no final do texto (GARCIA, 1968).

  •  Documento eletrônico

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; SOUZA, Rogério Gualberto de (Colab.). Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. 157 p., il. (Manuais técnicos BFE, n.7). ISBN 9788564830073. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4>. Acesso em: 19 set. 2014.

        --> Citação no texto: Santos, Passos e Souza (2012) ou no final do texto (SANTOS, PASSOS; SOUZA, 2012).

 
OBSERVAÇÃO:

Consulte as instruções para elaboração de referências documentais no livro Percurso Científico disponível gratuitamente no link http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4.

Nenhum original será devolvido.

- (*) As citações textuais devem acompanhar paginação. As referências e citações acima são modelos ilustrados de como devem ser feitas.

É imprescindível, segundo a nossa política editorial, confirmarmos se o trabalho é original e inédito, e se não está sendo avaliado para publicação por outra revista para que possamos dar encaminhamento ao processo de avaliação. Portanto, a declaração de originalidade (modelo abaixo) deve ser enviada como documento suplementar no momento da submissão do trabalho.

Modelo de declaração de originalidade exigida

Não será aceito trabalho que não esteja nas normas exigidas e nem no template do periódico cientifico.

Qualquer duvida entrar em contato com os editores via email do Periodico Cientifico.

Email: rhumanas@uri.edu.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. São aceitos textos de doutores com produção científica na área de educação vinculada a programas de Pós-Graduação stricto sensu em educação de instituições reconhecidas nacional e internacionalmente;

  2. Os trabalhos de autores com titulação de mestre ou com programas de doutorado em andamento somente serão apreciados se assinados em conjunto com seus orientadores ou outros pesquisadores com as características citadas no item 1; Não são aceitos trabalhos com mais de três autores;

     

  3. Os textos devem ser originais, inéditos, de reconhecido interesse acadêmicos e não podem ter sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas;

  4. Ao submeter o(s) artigo(s) para publicação na RCH, o(s) autor(es) cede(m) os direitos autorais ao corpo editorial da revista, sendo vedada ao(s) autor(res) qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico;

  5. O(s) autor(es) deve(m) indicar se sua pesquisa é financiada, se foi aprovada pelo Comitê de Ética e se há conflito de interesses;

  6. O texto deve seguir o template disponível em Diretrizes para autores;
  7. Para manter o anonimato durante o processo de avaliação do(s) artigo(s), o(s) autor(es) devem evitar registros referentes a sua identidade no corpo do texto que está submetendo a RCH;

  8. Todos os trabalhos serão apreciados pelo Editor Científico da Revista e submetidos aos consultores AD HOC. O Conselho de Política Editorial decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas;

  9. Opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

Declaração de Direito Autoral


O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.