MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hedi Maria Luft, Anelise de Oliveira Rodrigues, Adão Eurides de Souza Filho

Resumo


O estudo trata de refletir sobre as formas de mediação no universo escolar a fim de estabelecer interações mais humanas. Neste sentido, partimos da hipótese de que há uma responsabilidade educativa possível para a construção desse artifício. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, estabelecendo um diálogo entre as concepções freirianas e o espaço da atuação docente. O movimento de análise indica que a educação exerce o poder de humanizar, ou contribuir com a desumanização, ou seja, não é neutra. Sobre a atuação docente, aponta-se que fatores políticos, pedagógicos e legais repercutem nas interações com o espaço e na construção do conhecimento, influenciando na formação humana, produzindo modos de convivência e formação. Conclui-se que as relações entre professores e alunos, pautadas na amorosidade, dialogicidade e no respeito, quando articuladas a práticas pedagógicas comprometidas com a mediação humanizadora, contribuem para superar formas impositivas de atuação.


Palavras-chave


pedagogia humanizadora; relações pedagógicas; mediação; políticas educacionais.

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