O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MAGISTÉRIO

Izelda Todero, José Vicente Lima Robaina

Resumo


O presente artigo buscou analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que Santo Antônio da Patrulha apresenta forte presença de agricultores familiares e dezenas de escolas de educação básica do campo. Como método de compreensão dos dados, buscando-se identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo. Como resultados pode-se concluir, assim, que o PPP busca destacar a necessidade de contextualização com a realidade sociocultural dos educandos. Com isso, abre caminho para que docentes planejem e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa perspectiva, formando sujeitos emancipados, com consciência de sua própria realidade social.

Palavras-chave


Projeto Político Pedagógico. Aprendizagem Contextualizada. Educação do Campo.

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