Léxico e cultura dos pescadores do município de Raposa, Maranhão

Autores

  • Raquel Pires Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Palavras-chave:

Léxico. Cultura. Linguística. Raposa.

Resumo

A comunidade de pescadores da Raposa está localizada a aproximadamente 47 km de São Luís, Maranhão, e é formada basicamente de famílias de pescadores oriundos de Acaraú, Ceará, que migraram de sua terra natal na década de 50. Buscamos, neste trabalho, observar em que medida o léxico de uma comunidade que trabalha com a pesca retrata a realidade sociocultural desse grupo. Após análise dos dados, constatou-se a existência de um vocabulário regional no qual os vocábulos referentes à pesca têm grande destaque e são evidentes as influências das marcas da estrutura sociocultural da região do Ceará onde se situa Acaraú. Os resultados obtidos por meio de nossa pesquisa evidenciaram aspectos históricos, sociais e culturais da região, destacando a importância do léxico relacionado à pesca para o município da Raposa.

Biografia do Autor

Raquel Pires Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Grais. Professora da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Costa, R. P. (2013). Léxico e cultura dos pescadores do município de Raposa, Maranhão. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 123–146. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/404