Léxico e cultura dos pescadores do município de Raposa, Maranhão

Autores

  • Raquel Pires Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Palavras-chave:

Léxico. Cultura. Linguística. Raposa.

Resumo

A comunidade de pescadores da Raposa está localizada a aproximadamente 47 km de São Luís, Maranhão, e é formada basicamente de famílias de pescadores oriundos de Acaraú, Ceará, que migraram de sua terra natal na década de 50. Buscamos, neste trabalho, observar em que medida o léxico de uma comunidade que trabalha com a pesca retrata a realidade sociocultural desse grupo. Após análise dos dados, constatou-se a existência de um vocabulário regional no qual os vocábulos referentes à pesca têm grande destaque e são evidentes as influências das marcas da estrutura sociocultural da região do Ceará onde se situa Acaraú. Os resultados obtidos por meio de nossa pesquisa evidenciaram aspectos históricos, sociais e culturais da região, destacando a importância do léxico relacionado à pesca para o município da Raposa.

Biografia do Autor

  • Raquel Pires Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
    Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Grais. Professora da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Costa, R. P. (2013). Léxico e cultura dos pescadores do município de Raposa, Maranhão. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 123-146. https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/404