BNCC, CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, EDUCAÇÃO – UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Edmundo Narracci Gasparini Universidade Federal de São João del-Rei
  • Sara Regina da Costa Veloso Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

BNCC. Educação. Neoliberalismo. Discurso. Ideologia.

Resumo

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como discurso, este artigo propôs-se a identificar efeitos de sentido sobre a própria BNCC em afirmações autorreferenciais no texto do documento. Fundamentada nas elaborações de Michel Pêcheux, a análise indicou que a BNCC – isto é, a definição das aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os alunos da Educação Básica – é significada como elemento indispensável para que se atinja educação de qualidade e igualdade educacional e, em última instância, como sendo, ela própria, a educação. Indicamos, por fim, que os efeitos de sentido vislumbrados na análise articulam-se a uma racionalidade política neoliberal, a partir da qual a centralização curricular dá sustentação à economização da educação, isto é, à inserção do modelo de mercado na educação.

Biografia do Autor

Edmundo Narracci Gasparini, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Linguística pela UNICAMP. Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. 

Sara Regina da Costa Veloso, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda na linha de pesquisa Discurso e Representação Social do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Gasparini, E. N., & Veloso, S. R. da C. (2021). BNCC, CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR, EDUCAÇÃO – UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Revista Língua&Literatura, 23(42), 89–104. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3979