Para um redimensionamento do signo linguístico: o conceito de noção
Palavras-chave:
Noção. Signo. LinguagemResumo
O cerne deste trabalho está na discussão do conceito de noção. O objetivo é a ampliação do conceito de signo a partir da articulação entre língua e linguagem, a qual coloca língua e fala numa relação contínua e não dicotômica. O destaque está no processo de construção das noções e na transposição do ato cognitivo (do mundo experiencial e do fenomenológico) ao ato representacional (a atividade linguística, a formação discursiva). O redimensionamento do signo linguístico fica por conta da defesa de que as experiências de mundo e as experiências de língua são indissociáveis, justamente o que nos leva a transcender seu caráter tipicamente consensual para chegarmos ao seu caráter oscilador entre o dado e o construído.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.