TEXTO, LEITURA E LEITOR NO MEIO DIGITAL: NOVOS LETRAMENTOS

Autores

  • Odete Teresa Sutili Capelesso Universidade de Cruz alta

Palavras-chave:

Hipertexto. Texto. Leitura. Leitor

Resumo

Com o surgimento dos novos suportes e estruturas para o texto escrito, pesquisadores do livro e da leitura têm se ocupado em discutir as implicações dessas mudanças para o ato da leitura. Na concepção de Roger Chartier, “leitura é sempre apropriação, invenção, produção de significados [...]. Toda a história da leitura supõe, em seu princípio, esta liberdade do leitor que desloca e subverte aquilo que o livro lhe pretende impor”. (1999, p. 77). As novas materialidades do texto digital que pressupõem novas relações estéticas e cognitivas com o universo textual modificam a concepção de leitura apresentada por Chartier?  Este estudo se propõe a discutir a  estrutura do texto (hipertexto) no suporte da tela e as implicações de sua leitura, na tentativa, não de responder, mas talvez de elucidar essa pergunta. Palavras-Chave: Hipertexto. Texto. Leitura. Leitor.

Biografia do Autor

Odete Teresa Sutili Capelesso, Universidade de Cruz alta

Mestre em Letras pela UPF. Especialista em Tecnologias da  Informação e Comunicação Aplicadas à Educação pela UFSM. Professora de Literatura no Proenem (Unicruz). E-mail: ocapelesso@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Sutili Capelesso, O. T. (2016). TEXTO, LEITURA E LEITOR NO MEIO DIGITAL: NOVOS LETRAMENTOS. Revista Língua&Literatura, 17(30), 115–131. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1999