A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO

Autores

  • Ernani Mügge Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Escola. Formação de leitores.

Resumo

A escola brasileira tem sido ineficaz na formação de leitores, o que é atestado por pesquisas na área da leitura. Diante disso, o artigo propõe-se investigar de que maneira o texto literário é contemplado na legislação e que iniciativas vêm sendo tomadas, para democratizar o acesso ao livro. Ao mesmo tempo, apresenta possibilidades para a formação de leitores, destacando que, para instalar uma cultura de valorização da literatura na escola, são necessários dois movimentos distintos e paralelos: o da formação de professores-leitores e o da qualificação dos professores que atuam diretamente com a exploração de textos literários, de maneira a habilitá-los tanto para a escolha de obras quanto para a elaboração de atividades de análise. A qualificação do professor possibilitará conferir à literatura o papel que lhe cabe como um dos direitos humanos, definidos por Antonio Candido.

Biografia do Autor

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES, no mestrado em Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale. Integra o grupo de pesquisa “Linguagens e Manifestações Culturais” (Feevale).

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Pós-Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas, professora e pesquisadora da Universidade Feevale, coordenadora do Programa em Processos e Manifestações Culturais e líder do  grupo de pesquisa “Linguagens e Manifestações Culturais” dessa mesma universidade. É Bolsista em Produtividade do CNPq e coautora do livro Literatura na escola – propostas para o Ensino Fundamental e organizadora do livro Palavras, brinquedos e brincadeiras, ambos da Artmed. l do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES, no mestrado em Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale. Integra o grupo de pesquisa “Linguagens e Manifestações Culturais” (Feevale).

 

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Mügge, E., & Saraiva, J. A. (2016). A REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO DA LEITURA E POSSIBILIDADES DE SUA TRAMSFORMAÇÃO. Revista Língua&Literatura, 17(30), 39–62. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1988