A distribuição de argumentos nucleares em um discurso de sala de aula

Autores

  • Denise Almeida Silva URI/Frederico Westphalen
  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
  • Juliana Emília Maia

Resumo

Neste  trabalho,  apresentamos  um  estudo  em  que investigamos  as  tendências  apontadas  pela  Estrutura Argumental Preferida (EAP) (DU BOIS, 2003) em um discurso de sala de aula proferido em português do Brasil para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Para isso, classificamos, em alguns trechos da transcrição, os argumentos dos verbos quanto à sua forma e ao seu status informacional; tomando
como base comparativa um estudo desenvolvido por Kumpf (no prelo), que também observou a aplicação das tendências da EAP em um discurso de sala de aula. Pudemos verificar que o nosso corpus de pesquisa apresenta uma baixa pressão informacional,  apesar  do  expressivo  número  de  formas nominais plenas, o que mostra que as tendências da EAP, em linhas gerais, cederam às especificidades da natureza didática
do discurso de sala de aula.

Biografia do Autor

Denise Almeida Silva, URI/Frederico Westphalen

Departamento de Línguística, Letras e Artes.

Área: Literatura

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

Silva, D. A., Lacerda, P. B. G., & Maia, J. E. (2012). A distribuição de argumentos nucleares em um discurso de sala de aula. Revista Língua&Literatura, 9(13), p. 107–130. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/71