A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

ensino de literatura, proposta rizomática, formação de leitores.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a proposta rizomática, inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2012), contida na obra de Boberg e Stopa (2012), no qual se verifica o modo como essas autoras seguem/destoam a noção de rizoma numa sugestão de leitura de textos literários. Para tanto, inicialmente comentamos os princípios do rizoma, enquanto criação filosófica e seu deslocamento para o ensino. Ademais, tecemos algumas ponderações no que concerne ao espelhamento entre o método recepcional, a partir de sua constituição por Bordini e Aguiar (1993), e a proposta rizomática em estudo. Verifica-se que a modulação em etapas entre o método e a proposta cruzam caminhos de atuação em favor da formação de um leitor que possa engendrar na sua leitura caminhos vários para um contato profícuo com o texto. Por fim, nas considerações finais, ponderamos sobre como o atendimento à proposta rizomática, a partir de Boberg e Stopa (2012), constitui possibilidades de leitura, cujos efeitos tendem a (não) criar rizomas, bem como as etapas da proposta demonstram o cruzamento com o método recepcional, o espelhando, e contemplando seus efeitos para formação de leitores.

Biografia do Autor

Olavo Barreto de Souza, UFPB

Doutorando em Letras (UFPB). Mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Especialista em Literatura e Ensino (IFRN) e em Ciências da linguagem com ênfase no ensino de língua portuguesa (UFPB). Graduado em Letras (UFCG).

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Publicado

2021-02-25

Como Citar

Souza, O. B. de. (2021). A CRÍTICA À PROPOSTA RIZOMÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM RELAÇÃO AO MÉTODO RECEPCIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Língua&Literatura, 22(40), 31–51. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3565