Discurso mítico e práticas sociais dos índios Guarani-Mbya
Palabras clave:
Índios Guarani, Antropologia, PragmatismoResumen
Nosso objetivo nesse artigo é apresentar os resultados de investigações efetuadas junto ao Grupo de Pesquisas Linguagem e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Partimos de uma análise bibliográfica enfocando um quadro teórico centrado principalmente no “pragmatismo” (Charles S. Peirce), no “neo-pragmatismo” (Richard Rorty) e na “filosofia pós-analítica (Donald Davidson). Buscamos destacar algumas importantes questões concernentes à relação entre crenças, especificamente as mitológicas, e praticas entre os índios Guarani-Mbya do Estado de Santa Catarina. Com isto, pretendemos aprofundar os conhecimentos sobre esse seguimento da população catarinense e contribuir num debate teórico central, não só para as Ciências da Linguagem, como para as Ciências Humanas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.